terça-feira, dezembro 06, 2011

Vegetarianismo

Uma vez, uma amiga minha vegetariana (que não sei por onde anda neste momento), disse-me que às pessoas que querem ser vegetarianas, ou que pensam sobre o assunto, custava-lhes mais comer carne do que comer peixe, porque os porcos e as vacas são mais fofinhos do que os peixes.

Eu acho de maneira diferente, e tem a ver com o facto como os bichos chegam até nós. Enquanto que a carne chega normalmente aos bocados, muitos dos peixes nas peixarias estão inteiros. Quando eu como um bife ou uma perna de frango, não tenho dois olhos a olhar para mim.
Hoje, antes de pôr a grelhar as douradas que tinha temperado com sal e rodelas de limão, dei por mim a olhar para elas e a pedir-lhes desculpa mentalmente. E depois lembrei-me do peixe que aparece logo no início do filme d'A Pequena Sereia, que se safa das mãos dos humanos e volta ao mar, aliviado e feliz.

Já pensei e repensei várias vezes se me deveria tornar vegetariana. E tornaria. Mas vegetariana a sério, sem comer bicho nenhum, que para mim, a vida de um cabrito vale tanto como a de um salmão. 
Mas não sou.
Cheguei à conclusão que o meu maior problema talvez não seja comer carne ou peixe. Quando eu morrer, os bichos também me podem chupar até aos ossos, que me é indiferente. 
O que eu não gosto é da forma como os bichos são tratados nos aviários e nos matadouros. E é por isso sim que devo lutar.

Até lá, já reduzi o meu consumo de carne (quando a minha avó está por perto é que se torna mais complicado), porque a quantidade de carne que comemos actualmente é demasiada para o que precisamos.
E pronto é isto. E agora que acabei de comer posso dizer:

Se podia comer só as batatas, as cenouras e os brócolos, podia...mas não era a mesma coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário