quarta-feira, junho 30, 2010

Jamie Oliver, uma espécie de psicólogo comunitário

Estava eu a pesquisar coisas para o trabalho de Empowerment e Design Thinking e talvez não seja por acaso, encontrei isto:





Este rapaz, a quem lhe tiro o chapéu, organizou um projecto fantástico em que juntou algum pessoal de uma comunidade, em Rotherham (RU), se não me engano, para organizar aquilo que seria o Pass It On, do Ministry of Food, ou seja, um mega-espaço onde juntou uma data de gente, onde organizaram o evento, aprenderam a cozinhar comidas mais saudáveis, as pessoas trocavam experiências, etc...

O curioso é que ele pôs pessoas como mães donas de casa, modestas, com poucas habilidades, a organizar o projecto, ele era um mediador (tal como um psicólogo comunitário)...e eu fiquei absolutamente fascinada. Havia uma moça que no fim disse emocionada "eu, depois disto tudo, sinto que sou capaz de fazer qualquer coisa" -> Isto, é sentir-se empowered!

O vídeo, que vi na Sic Mulher (deve ter sido a melhor coisa que já vi neste canal), mostra todo o processo, desde o início do esboço do projecto, as dificuldades, os conflitos entre as pessoas, mas depois no fim...teve um enorme sucesso. E toda gente adorou. Infelizmente, não encontrei esse vídeo, mas aqui está uma breve explicação do projecto pelo próprio Oliver.

Sem comentários:

Enviar um comentário