terça-feira, abril 12, 2011

Como dar banho a um gato

Depois do maravilhoso texto de como dar um comprimido a um gato, apresento aqui a minha versão de como dar um banho aos meus gatos.

1. Peguei na Lili que é muito querida e fofinha (mas que nunca tomou uma banhoca desde que para cá veio, porque a bicha era pequenina e queríamos-lhe dar umas boas-vindas) e enfiei-a na banheira com água quentinha a meio e até alguma espuminha para ela se divertir.

2. Comecei a pôr-lhe um champô (que não posso dizer que passou da validade senão vêem aí os defensores dos animais exagerados e caem-me em cima) e a esfregá-la suavemente.

3. Vai-se a ver, a bicha é pequena e fofinha, mas tem uma energia que eu vou-ta contar. Espetou as garras várias vezes na minha t-shirt e era vê-las cada vez mais perto do meu pescoço. Não sei se estão a ver a imagem de mim a tentar, de joelhos, à beira da banheira, afastar-me das unhacas dela e evitar que ela trepasse por mim acima.

4. Nesta fase uma pessoa ainda não se apercebe de que está ensopada até à cueca, porque o frenesim do momento é intenso.

5. Fui acalmando a bicha (já menos fedorenta) e dizendo "Vá lá Lili, só mais um bocadinho", "Ponto, ponto, não fiques chateada com a dona, tá bem Lili?" "A Lili é linda, pzé?" (tal como se fala para um bebé).

6. Mas o clímax deu-se quando tive que lhe passar com o chuveiro para tirar a espuma da orelhas, quando passei com a água pela cara dela, ficou tão danada que me mordeu (a primeira vez que a Lili morde), deixando comigo a pensar se ela ficar-me-ía a odiar eternamente.

7. Embrulhei-a numa toalha aquecida e a bicha ficou tão mole e tão quieta que eu pensei "tu queres ver que a gata me falece". Mas não, ainda estava era em choque coitadinha.

8. Escusado será dizer que nem tentei secá-la mais rápido com o secador, mesmo à velocidade mínima. Ofereci-lhe uns bocadinhos de secretos de porco do jantar, em jeito de compensação ,mas ela não quis saber daquilo para nada.
Felizmente, depois de seca (e de se lavar ela própria, claro), já ronronava novamente e não ficou com rancor da minha pessoa. Ainda levou ali um Frontlinezinho que é para ter o serviço completo.

Com o meu gato foi semelhante. A diferença é que não só me ensopou a mim, como também a casa de banho inteira, porque este já não é tão pequeno, e nem sempre é fofinho, pelo que, se ele ameaça chatear-se, chateia-se mesmo, e eu já tinha uma mordidela da outra, não queria mais, obrigadinha. No final, parecia uma galinha. Mas agora estão os dois limpos, cheirosinhos e em vias de ficar sem pulgas.

A bicheza é uma alegria!



Ah é verdade, e a Lili vai ter gatinhos! Já tínhamos a suspeita, mas agora parece mesmo que sim. Tem as tetinhas maiores e a barriguinha maior. Vou ser avó!! (nunca pensei dizer isto)

2 comentários:

  1. Oh Carol, só tu para maltratares os teus bichitos dessa maneira...
    Mas se queres uns conselhos, cá vão (de alguém que já deu 2 valentes banhocas a um certo e determinado gato):
    - Corta-lhes as unhas antes e assim evitas algumas arranhadelas
    - Não uses o chuveiro. Usa um copo ou assim para lhe deitares água para cima, porque é menos "violento"
    - Nada de água no focinho e orelhas, até porque podes criar uma infecção. Para essas partes usa algodão e, se tiveres para aí virada, um líquido próprio para limpar os ouvidos
    - Evita o secador, porque eles podem assustar-se com o barulho. Limpa-os só com a toalha e deixa que sequem sozinhos
    E pronto, da próxima já deve correr melhor. Força com esses gatitos Lili!!

    ResponderEliminar
  2. Oh Eu não os maltrato. Eu só lhes quis dar uma banhoca para eles poderem saltar para a minha cama sem me sujarem os lençóis. E eu sei que convém sempre cortar-lhes as unhas antes, mas desta vez não tive paciência. Porque entre cortar-lhes as unhas e dar-lhes banho, não sei qual é a tarefa que demora mais tempo e exije mais esforço. E não conheço nenhuma maneira por mais suave que seja de dar banho a um gato sem que ele fique chateado com isso. Os gatos não gostam de água...

    ResponderEliminar