sexta-feira, maio 14, 2010

Sociedade de Desperdício

Hoje, à noitinha, depois das minhas aulas fui às compras a um supermercado do qual não revelo o nome aqui, por eventuais problemas que possa trazer.


Depois de fazer as minhas comprinhas, sentei-me no banquinho a mandar sms's, à espera do kimbas...

"A menina quer um frango?", disse um senhor que vinha na minha direcção. O meu primeiro pensamento é de que era mais um maluquinho qualquer a melgar-me o juízo, mas afinal era o segurança do supermercado, já meu conhecido de vista, que vinha com uma bruta sacada de comida....Frangos, carne panada, rolinhos mistos, etc.

"É que eu vou mandar isto para o lixo"

"Vai ?? Eeer...pois, mas como é que eu levaria? Não tenho nada para guardar"

E eis que ele saca de outro saquinho pequeno.

"Ah, então está bem, obrigada"

"Sabe, eu não devia estar a fazer isto, é contra as regras"

"Que parvoíce...Então não podem ao menos levar vocês para casa?"

"Pois, levamos, mas não devíamos fazer, que eles não deixam"


Bom, como o diálogo literal não interessa nem me lembro, digo-vos só que levei um frango quentinho(!) para casa e mais três fatias de pizza e outra fatia de quiche de atum que o homem me deu ("Vá já agora, aproveita"). E eu aproveitei, pois sim senhora.


Desperdiçar comida está no top 10 das coisas que mais me irrita que se faça neste mundo. Fui educada para não deixar estragar comida e aproveitar ao máximo.


Caramba, naquele saco estava alimento que dava para todas as refeições aqui para casa durante uma semana! E comida em perfeitas condições...o frango ainda estava quente!


Infelizmente tenho amigos que se julgam de narizinho empinado e dizem (estou eu a imaginar, porque sei) "O quê...tu aceitaste os restos?" A questão precisamente é que aquilo não eram restos, era comida em óptimas condições, que daria perfeitamente para distribuir pelas associações de distribuição de alimentos. Pelo que eu sei, outros supermercados fazem isto...e se tivessem um pouco de consciência de responsabilidade social, podiam perfeitamente criar um serviço de distribuição universal, em que a comida pudesse ser conservada e distribuída a quem tem mais dificuldades financeiras!

Para mim, é um absurdo !

Já agora, deixo-vos este vídeo:




2 comentários:

  1. Que eu saiba, restaurantes e supermercados não podem distribuir comida ou oferecer "restos" a qualquer associação, tal como já ouvi, as próprias associações têm alguma recusa em aceitar. Uma coisa é distribuir comida não preparada, como pacotes de arroz ou massas, mas comida já feita, como aquela que referiste no post, penso que não possa ser distribuida (questões da ASAE penso eu). Todas as pessoas que conheço que trabalham em supermercados sabem e dizem que toda essa comida vai para o lixo.

    ResponderEliminar
  2. Está bem, isso é o que está estabelecido.

    E o que é que tu achas disso ?

    É pena que as associações tenham relutância em aceitar. Mas pode haver outras formas, outras soluções.

    Um amigo meu disse-me que na Suíça, a partir de determinada hora, baixavam o preço deste tipo de comidas, de forma a evitar o desperdício, e que isso é prática comum.
    Esta poderia ser uma das soluções. Mas como a nossa cultura não é esta...vão quilos e quilos de comida para o lixo todos os dias!

    ResponderEliminar