domingo, maio 05, 2013

Passeio de domingo

Bom, comecei o dia bem cedinho porque queríamos ir para Sibiu hoje, que dizem que é uma cidade muito tradicional romena, mas como estamos na altura da páscoa, batemos com o nariz na porta, por assim dizer, da estação de autocarros, sendo que não havia autocarro a circular para sítio nenhum.
Depois disto ainda tentámos os comboios mas eram mais caros e não havia horários de jeito, pelo que regressámos a casa, ou, no meu caso, fui para a casa dos outros voluntários e em menos de dez minutos estávamos a dormir novamente. Mas primeiro deleitei-me a ver televisão (é para aí a segunda vez que vejo televisão aqui) e a ver uns desenhos animados muito giros por sinal, em inglês, com legendas em romeno - maravilhoso.
Depois mudei para um canal tipicamente romeno que estava a mostrar as tradições da páscoa e as musiquinhas e adormeci no sofá de cabedal (estes gajos tiveram uma sorte do catano com a organização deles).
Mais tarde acordámos, fizémos mil e uma suposições sobre onde iríamos afinal até que nos decidimos simplesmente a ir ao aniversário de uma moça voluntária que fazia anos, que não era a nossa primeira opção, uma vez que não temos assim tanta confiança com ela e ela às vezes tem uns vaipes que assustam a malta, mas que no final de contas acabou por valer bem a pena.
Ela tinha preparado em casa uma mini festa, com direito a balões personalizados, cupcakes, bolinhos, bombons, canapés, frutos do bosque e champanhe (a malta da Islândia esmera-se).
Depois de enchermos o bandulho e de vermos que a moça até ficou feliz de nos ter por lá, ficámos à espera de boleia para ir para outro sítio. Enquanto esperávamos, um senhor decidiu borrifar-nos com desodorizante, que eu não percebi se era de homem ou mulher, mas fui eu a primeira a ser presentada. Pois é, esta malta na Roménia às vezes não joga com o baralho todo. E eu sei que existem malucos em todo o lado, mas tenho cá para mim que aqui a propensão da maluqueira é maior per capita. Já ontem também tive uma ocasião caricata com duas mulheres, que tenho mesmo que anotar algures como "peripécias na Roménia". Tudo isto é o que dá o toque de graça.
Posto isto, fomos fazer mais um picnic seguido de passeio pelo meio da natureza (e agora que penso nisso, não encontrámos lixo nenhum pelo caminho, o que é de louvar) e de trepar mais uns montes para ver a vista sobre Cluj.
Agora sim o tempo está ÓPTIMO

e eu super arrependida de não ter trazido mais roupa de verão


Nesta cidade há bares e restaurantes com mais pinta que as pintarolas




Gosto de tirar fotos às casas...Esta ficava a caminho da casa dos outros voluntários.

Tinha esta árvore, que em vez de ser de Natal, é da páscoa. A malta aqui curte à brava pintar ovos.



No aniversário da moça da Islândia, no qual me esqueci de tirar fotos da comida (que falha!), tirei foto a esta folha com a música da Laurindinha que dei a um dos venezuelanos, a pedido dele. Tem sido um furor esta música. Já a ouvi com sotaque espanhol, italiano e alemão. Tenho que fazer um esforço tremendo para controlar o riso.

Na decoração diz "Bine aţi venit", que significa Bem-vindo.

No picnic, com a panela...


Inicio da caminhada

Que bichos bonitos pá. Refiro-me ao da direita evidentemente.






Uma caveira de uma ovelha e aquelas unhas a darem todo um toque artístico ao momento.



A primeira vez que estivémos com mais romenos. Normalmente somos de todo o lado menos da Roménia.


A mesma fonte do início mas à noite.

Ainda não foi desta que tirei uma foto decente à igreja de noite.
Până mâine (até amanhã).

Sem comentários:

Enviar um comentário