"Gostaria de agradecer, em primeiro lugar, ao Professor José Ornelas, pela orientação desta dissertação, pela exigência e por nos ter mostrado a Psicologia Comunitária.
Em segundo lugar, gostaria de agradecer à escola e comunidade de S. Facundo, por me terem recebido tão bem, por inclusivamente me terem ajudado na aplicação do instrumento, e por outras coisas que, mesmo não directamente relacionadas com a tese, foram essenciais. Sem o vosso apoio, este estudo também não seria possível.
Gostaria também de agradecer à Associação Palha de Abrantes, especificamente à Lurdes, por me ter proporcionado uma experiência, que acabou por resultar neste trabalho, por me ter orientado para um tema importante que precisava de ser realçado e debatido.
Gostaria também de agradecer a outros professores que, ainda que por breves momentos, contribuíram para a elaboração do meu trabalho, tais como a prof. Maria João Moniz, a prof. Maria João Gouveia, o prof. José Morgado e o prof. Carlos Lopes, pela disponibilidade, conselhos e materiais. À prof. Maria João Freitas, também quero deixar uma palavra de agradecimento pelo afecto e preocupação que demonstrou para connosco e pelo apoio nas dificuldades com o estágio.
Quero agradecer ao Nuno, pelo amor, compreensão e paciência de Jó, por ter estado sempre ao meu lado neste ano cheio e conturbado, e por muito mais.
Quero agradecer à minha família o apoio económico e moral, em particular à minha avó, por ser um exemplo de luta e perseverança e à minha mãe, por sempre acreditar em mim.
À Carolina, pelo apoio ao longo destes cinco anos, provavelmente sem ele, não teria sido capaz de chegar hoje onde cheguei e continuarei a chegar. Ou talvez o conseguisse, mas de forma muito mais dolorosa. E ao Tiago, pela sua importância na minha vida e pelo apoio e companhia durante os primeiros anos em Lisboa.
À Ana Luísa, Bruno, Diana, Sandro e Pedro P., pela amizade e por ouvirem os meus desabafos sobre a tese.
E visto que esta tese fala sobre a importância do sentimento de comunidade na escola, quero também agradecer às pessoas importantes que fazem parte da comunidade ispiana.
Quero agradecer à minha turma de Psicologia Comunitária, em particular ao Luís, à Cristina e à Cyntia, companheiros de viagem e outras aventuras académicas. Em especial, às CC’s, pelos vários momentos de diversão, desabafo e reflexão, no fundo, pela amizade.
Ao Pedro, Marisa e Mariana, por terem sido o meu grupo de trabalho (dis)funcional e divertido da licenciatura, sinto que vão continuar a ser o meu grupo, mesmo que os nossos caminhos se afastem. Aos outros amigos, colegas e professores importantes, às pessoas simpáticas dos serviços e ao pessoal do café “Novo Conceito”.
Todos vós contribuístes para o meu sentimento de comunidade no ISPA, que foi tão importante para que eu não me sentisse tão perdida numa cidade por vezes tão hostil."